A Emancipação Política de Umbuzeiro

No final do século XIX, década de 1880, nasciam os primeiros movimentos com ideais emancipatórios de Umbuzeiro, que à época pertencia ao município do Ingá.
O Dr. Epitácio da Silva Pessoa e seu irmão o Cel. Antônio da Silva Pessoa, foram os grandes incentivadores de nossa emancipação. Umbuzeiro não podia continuar esquecida e desconhecida do resto do Estado. Era emancipá-la para poder participar da vida política da província da Parahyba. 
Em 1890, ocupa Epitácio Pessoa o Cargo de Secretário do Governo da Paraíba. Era Presidente do Estado o Dr. Venâncio Neiva, hora propícia para a concretização dos ideais dos filhos de Umbuzeiro. Assim redigiu o Dr. Epitácio Pessoa o Decreto n° 15, que criou o município de Umbuzeiro, assinado em 02 de maio de 1890, que elevou Umbuzeiro à condição de Vila e sede do município mesmo nome. A área municipal compreendida do lugar Jardim até o sítio Jucá, bem como o território do município de Aroeiras e Natuba, hoje emancipados. Do Jardim até o sítio Riacho da Cruz, pertenciam ao município de Cabaceiras e passaram a pertencer a este município a partir de 1918.
Várias dificuldades prejudicaram o desenvolvimento da vila, inclusive a falta de comunicação. Foi revogado que transferiu a sede do município para o lugarejo conhecido por Barra de Natuba, às margens do Rio Paraíba, na desembocadura do Riacho Natuba, durando de 1892 até 1904, após a enchente que dizimou este último lugar. Continuando o movimento emancipatório, pois Umbuzeiro ainda era considerado município. Em 19 de novembro de 1904, foi criado o município de Umbuzeiro cuja sede, com justiça, volta a vila do mesmo nome.

Decreto Nº 15
De 2 de Maio de 1890
Venâncio Neiva Governador do Estado da Parahyba, decreta:
Art. Unico. Fica elevada a cathegoria de villa a povoação de Umbuseiro que será a séde de um municipio formado pela freguezia de Barra de Natuba, desmembrada do municipio do Ingá e pela subdelegacia de Jardim, desmembrada do municipio de Cabaceiras, com os limites que actualmente tem: revogadas as disposições em contrario.
Palacio do Governo do Estado da Parahyba, em 2 de Maio de 1890, segundo da Republica dos Estados Unidos do Brasil.
Fonte: Parahyba do Norte, Gazeta da Parahyba, Anno III, Nº 578, Quarta-feira, 7 de Maio de 1890, p. 01.
Fonte: Livro Umbuzeiro 100 anos. Autor: José Eduardo Gomes